sábado, 26 de julho de 2014

Gravidade

Nenhum comentário
                       Força Gravitacional
 O movimento dos corpos e seu esquilíbrio na Terra, o movimento dos planetas em torno dol Sol e dos satélites em torno dos planetas... Tudo isso e muito mais foi explicado por um dos maiores cientistas de todos os tempos:o inglês Isaaac Newton.

Newton explicou que os corpos caem porque são atraídos pela Terra por uma força chamada força gr-avitacional ou força da gravidade,que é o peso do corpo.Essa força é dirigida para o centro da Terra.


 Ele também deduziu que a atração gravitacional existe entre todos os corpos do Universo:todos se atraem uns aos outros.O Sol atrai a Terra e a Terra atrai o Sol com forças de mesma intensidade,mesma direção e de sentidos opostos.
 Neste exato momento, a Terra está atraindo o seu corpo com a mesma força com que você atrai a Terra.No entanto,como a sua massa é muitíssimo menor que a da Terra,seu estado de movimento ou de repouso pode ser bastante modificado pela atração da Terra.É por isso que você cai depois de ter escorregando,por exemplo.Já a massa da Terra é tão grande que a força que você,não é capaz de alterar de forma significativa o estado de movimento do planeta.

Para a formulação desta lei, Newton baseou-se nos trabalhos realizados pelo astrónomo alemão JohannesKepler sobre o movimento dos planetas e nos trabalhos desenvolvidos pelo físico e astrónomo italiano Galileu Galilei sobre a quedados corpos (gravidade).A gravitação é uma propriedade da matéria que se manifesta como uma força, a qual é designada porgravidade ou força de atração gravitacional.
A força de atração gravitacional é uma força de atração que se exerce entre dois corpos, devido ao facto de esses corpospossuírem uma certa massa.
Newton verificou que esta força é tanto maior quanto maior for a massa dos corpos para a mesma distância e, tanto maior, quantomenor for a distância entre os mesmos corpos. 
Calcula-se através da lei da Atração Universal usando a expressão matemática: 
Onde:
\mathbf{F_{1\,2}} = {G m_1m_2(\mathbf{r_2}-\mathbf{r_1}) \over \left| \mathbf{r_2}-\mathbf{r_1} \right|^3}
F = intensidade da força gravitacional
G = constante de gravitação universal, cujo valor é 
6,67.10-11 Nm²/kg²
M e m = massa dos corpos analisados
d = distância

Imagens:










Mais informações »
Postagens mais recentes Página inicial